Pular para o conteúdo

Solução para gerenciamento de bairros

Os bairros das cidades têm características próprias como culturais, regras de zoneamento, trânsito, construções, entre outras. Alguns bairros possuem vulnerabilidades que os coloca em risco eminente por mudanças climáticas extremas ou empresas que operam produtos ou processos de alto risco, tais como barragens ou materiais tóxicos. A segurança pública também assume papeis diferenciados, como as características das favelas do Rio de Janeiro. Cada bairro exige uma solução integrada de gerenciamento diferenciada. A definição de soluções especificas permite o melhor gerenciamento do orçamento municipal, atender a legislação e garantir os direitos dos cidadãos. As novas tecnologias de Internet das Coisas (IoT – Internet of Things), que provê a comunicação máquina-a-máquina sem a intervenção humana, softwares de tratamento e análise de grandes volumes de dados (Big Data & Analytics) usando ambientes computacionais de alto desempenho na nuvem (Cloud Computing) permitem a gerenciamento de bairros com eficiência, permitindo um melhor planejamento. A coleta de grandes volumes dados em tempo real combinando com dados históricos permite antever situações extremas através de simulações baseadas em modelos matemáticos dando ao gestor condições de emitir alertas de perigo e salvar vidas.

Uma solução para gerenciamento de bairro envolve processos, softwares e hardware específicos para coletar dados, processar, armazenar e simular cenários para o bairro. Deve permitir o cadastro de prédios comerciais e residenciais, edificações perigosas e abandonadas, carros inoperantes, terrenos com violação de códigos de uso da terra, incluindo violações de saúde e segurança, como o caso de campanhas da Dengue.

O gerenciamento de bairros permite definir metas, objetivos, políticas e estabelecer prioridades para programas públicas. Permite planejar e coordenar planos de trabalho para pessoal designado em investigações de violações de códigos e resolver problemas.

Permite analisar informações estatísticas para definir obras planejadas e emergenciais, emissão de pedidos para resolver problemas de conformidade da regulamentação.

Facilita a definição de treinamentos e direcionar os trabalhos do pessoal, aumentando a produtividade e corrigindo deficiências de pessoal.

A solução ainda permite produzir informações para relatórios e direcionamento de chamadas públicas, comissões e conselhos, além de prestar contas para o prefeito e cidadãos.

Deixe uma resposta