Pular para o conteúdo

Prédios de 5 km de altura

A Arconic, uma empresa de engenharia avançada e novos materiais criada em 2016 a partir da divisão da Alcoa, prevê em 45 anos prédios de 5 km construídos com materiais sustentáveis e fabricados com impressoras 3D. Um projeto em desenvolvimento já contempla um prédio com a altura de cinco quilômetros, cinco vezes mais alto que o maior prédio do mundo, o Burj Kalifa em Dubai, que tem 828 metros de altura e 163 andares. Curiosamente, o projeto chama-se The Jetsons, nome do desenho animado futurista do início da década de 60.

Segundo o porta voz do projeto, uma tecnologia que será utilizada no projeto um material chamado EcoClean, uma cobertura especial que permite que as superfícies do prédio se limpem sozinhas e que possa purificar o ar ao seu redor.

O EcoClean trabalha com luz e vapor d’água que se misturam aos componentes da cobertura e formam moléculas conhecidas como radicais livres – moléculas instáveis que apresentam um elétron e reagem facilmente, podendo oxidar. Os componentes absorvem poluentes da atmosfera e fazem a cobertura descascar, eliminando a sujeira e a fuligem.

Outra característica do projeto é que as janelas podem se transformar em sacadas de vidro em pouco tempo. Esse tipo de solução é conhecido como Bloomframe.

Deixe uma resposta