Pular para o conteúdo

O Covid-19 deve acelerar o uso de novas tecnologias nas cidades

A pandemia do Covid-19 criou impactos globais na saúde, na economia, nas demandas sociais, no meio ambiente e expôs as nações a novos desafios de gestão. A tecnologia é a grande aliada para minimizar os efeitos da pandemia, com a introdução de novos serviços como governo eletrônico, telemedicina, trabalho remoto, educação a distância (EaD) e comércio eletrônico. Muitos destes serviços são baseados em Big Data, Inteligência Artificial e IoT. Novos serviços serão incorporados ao “novo normal” das cidades, tanto pelo setor público como privado.

A logística de entrega de encomendas deve ser potencializada pelo uso de drones, reduzindo o tempo de entrega, incluindo a entrega de medicamentos. Os drones contribuirão para o distanciamento social em caso de novas epidemias. Para a implementação do serviço de entrega usando drone, deve ser criada regulamentações para o compartilhamento do espaço aéreo, normas técnicas para certificação de equipamentos e habilitação de operadores dos drones, para garantir o uso seguro destes equipamentos e das pessoas nas vias públicas e proteção dos ativos patrimoniais.

Na mesma linha dos drone, deve ser implantado serviços de entregas com veículos autônomos na última milha, ou seja, do centro de distribuição até a local de entrega.

Novos sistemas de vigilância com sensoriamento remoto para detectar aglomerações de pessoas e medir a temperatura e outros sintomas das pessoas, baseados em sistemas de inteligência artificial com apoio de sensores usando tecnologia de IoT e Big Data.

Novos serviços em tempo real para compartilhamento de dados, incluindo o uso de crowdsourcing de dados de dispositivos remotos, como os smartphones, para a coleta dos mais variados dados ambientais e de localização.

Para acelerar a introdução destes novos serviços novas técnicas de design, testes e ajustes devem ser utilizados, como o uso do conceito de gêmeos digitais, simulando, digitalmente, as funcionalidades e comportamento do produto frente a diversas situações do mundo físico.

A pandemia do Covid-19 mostrou que as pessoas, quando submetidas a grandes desafios, tem uma enorme capacidade de superação e resiliência. Projetos que demorariam meses, em condições normais, foram implantados em dias. Projetos de transformação digital que andavam a passos lentos adquiriram prioridade máxima nas empresas e saíram do papel.

Algumas indústrias transformaram suas linhas de produção para a fabricação de respiradores artificiais e máscaras protetoras, mostrando a necessidade de linhas de montagem flexíveis e automatizadas. Esta experiência deve acelerar novos projetos baseados na indústria 4.0 com automação extrema e flexível das linhas de produção.

A mobilidade urbana deve sofrer impactos diretos, tanto pelo receio das pessoas de usarem o transporte público (ônibus, metro e trem) devido a aglomeração quanto pela descoberta das vantagens do trabalho remoto.

No lado do consumidor, o distanciamento social obrigou o uso de serviços digitais com mais intensidade, como compras online e acesso a benefícios do governo, mostrando suas vantagens e, provavelmente, sua adoção permanente. Esta mudança forçada do comportamento dos consumidores abre novas oportunidades para novos produtos e serviços digitais públicos e privados.

Os reais efeitos da pandemia do Covid-19 ainda são desconhecidos. A única certeza que temos até agora é: haverá mudança de comportamento dos consumidores; novos produtos e serviços públicos e privados em decorrência da experiência da pandemia; empresas que não conseguirem implantar novos modelos de negócios, baseados na transformação digital, fecharão; novas empresas florescerão aproveitando a experiência da pandemia; e, que os novos prefeitos eleitos no pleito de 2020 terão enormes desafios pela frente.

A melhor forma de superar os desafios é através da colaboração entre as pessoas. O fórum Cidades Inteligentes é uma iniciava para incentivar a colaboração entre especialistas em tecnologia e comunidades locais para buscar soluções digitais e inteligentes para superar os grandes desafios das cidades e gerar valor agregado para o crescimento da economia, atender as demandas sociais e a proteção do meio ambiente.

Link do fórum Cidades Inteligentes: www.forumcidadesinteligentes.info