Pular para o conteúdo

Desenvolvimento de projetos para Cidades Inteligentes

Uma cidade é inteligente quando faz uso efetivo das novas tecnologias de informação (Big Data, Internet das Coisas, Analises Avançadas de Dados, Inteligência Artificial, etc.) para melhorar, significativamente, os serviços das cidades: segurança, atendimento ao público, processos de aprendizado para crianças e adultos, saúde, meio ambiente, entre outros. Além de todos os benefícios, as cidades inteligentes reduzem os custos operacionais.

O Fórum Cidades Inteligentes reúne especialistas e possui convênios com Universidades para desenvolver projetos em todas as áreas definidas pela ISO37.120, norma internacional que define um modelo de governança para cidades inteligentes e sustentáveis.

Criamos um modelo de desenvolvimento de projetos para fornecedores de soluções e para gestores municipais com o objetivo de avaliar, estruturar, priorizar, implementar e avaliar com baixo risco financeiro.

1 Curso. Compartilhamos nosso conhecimento sobre as melhores práticas e tecnologias emergentes para cidades inteligentes, baseado na norma ISO 37.120.
2 Workshop. Aplicamos workshops com os principais interessados (fornecedores, cidadãos e gestores públicos) para identificar as oportunidades de projetos para as cidades.
3 Experimentação. Desenvolvemos uma prova de conceito para avaliar os benefícios das propostas de projetos para cidades inteligentes, identificando os obstáculos a serem vencidos e calcular o retorno do investimento (ROI).
4 Projeto. Com elementos tangíveis coletados na fase de experimentação, incluindo o ROI, executar o projeto.
5 Avaliação. Após a implantação do projeto, realizamos a medição e verificação (M&V) dos resultados obtidos.

Como funciona?

FASE DE DESCOBERTA

Sessão Online (sem custo): reunião via Internet com os principais interessados pelo projeto para alinhamento de conhecimentos sobre eficiência energética (20 minutos); Brainstorming para identificar oportunidades de projetos (15 minutos); Consolidação das propostas (10 minutos); Seleção da melhor proposta e plano de ação (15 minutos).

Sessão Presencial (com custo): reunião presencial com os principais interessados pelo projeto para alinhamento de conhecimentos sobre eficiência energética (120 minutos); Brainstorming para identificar oportunidades de projetos (30 minutos); Consolidação das propostas (30 minutos); Seleção da melhor proposta e plano de ação (60 minutos).

FASE DE EXPERIMENTAÇÃO

Prova de conceito para validar a proposta do projeto. Simulação do projeto em pequena escala para identificar os recursos necessários, obstáculos de implementação, cálculo do investimento necessário e retorno do investimento (ROI) esperado. O custo depende da complexidade da atividade.

FASE DO PROJETO

Implantação do projeto em larga escala para a otimização dos recursos das cidades. O custo depende da complexidade do projeto.

FASE DE AVALIAÇÃO

Medição e verificação do projeto depois de cada fase do projeto implantada para realizar ajustes e descobrir novas oportunidades de melhoria.

Contate-nos para maiores informações de como aumentar o desempenho da sua cidadeo.