Pular para o conteúdo

Análise avançada de dados

Os Cientistas de Dados do fórum realizam estudos para analisar as características das cidades e as correlações entre os dados de diferentes áreas da administração pública, dos negócios e das áreas sociais e ambientais.

O uso de ferramentas analíticas modernas amplia a visão do funcionamento dos negócios e do comportamento da população, importante para o planejamento de ações empresariais, sociais e ambientais nas cidades.

Os estudos são também importantes para o atingimento das metas dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentáveis (ODS) das Nações Unidas e de normas ISO, como a ISO 37.120, que define indicadores de serviços e qualidade de vida das cidades, e ISO 8.091 que fornece aos governos locais diretrizes para conseguir a classificação qualitativa dos serviços e processos da cidade em 39 atividades essenciais.

As Redes Neurais Artificiais e suas aplicações nas Cidades Inteligentes

Redes neurais artificiais são modelos computacionais inspirados na estrutura do cérebro biológico. As redes neurais são treinadas a partir de exemplos, em vez de serem explicitamente programadas. Mesmo com exemplos limitados, as redes neurais podem generalizar e lidar com sucesso com exemplos inéditos. Redes neurais são um dos campos de estudos de Inteligência Artificial.

São várias as aplicações de uso de redes neurais em cidades inteligentes.

Imagine reunir em uma base de dados todas as informações disponíveis sobre uma cidade e submete-los, integralmente, a um software que implementa uma rede neural artificial para responder a uma pergunta sobre a saúde pública municipal ou para avaliar qual o impacto de um projeto na educação das crianças em escolas municipais.

Existem várias aplicações na área de saúde. Imagine em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) onde médicos e agentes de saúde tenham informações em tempo real de alunos com gripe de uma escola da sua região de competência através um aplicativo móvel da professora e um sistema de rede neural artificial cruzando informações com outras UBS para determinar quais os riscos da doença se alastrar para o resto da comunidade, considerando questões climáticas e uso de transporte coletivo pelas crianças infectadas. Rapidamente, seria possível uma ação proativa da Secretária Municipal da Saúde para conter uma provável propagação da doença.

As redes neurais artificiais implementam algoritmos matemáticos com uma abordagem diferente dos métodos estatísticos tradicionais. Muitas vezes, é necessário que especialistas reúnam dados e façam análises, que pode levar semanas, para responder uma pergunta recorrente. As redes neurais estimam a probabilidade de ocorrência de um evento a partir dos dados coletados em tempo real e geram alertas para os gestores.

Uma vez respondida uma pergunta pela rede neural, ela passa a aprender com novas informações e aumentar a acuracidade de suas respostas.

Entre em contato para maiores informações.

Contato