Pular para o conteúdo

Workshops para Cidades Inteligentes

Nossos workshops têm o objetivo educar, resolver problemas, elaborar planejamento estratégico de cidades e parcerias público-privadas, e desenvolver novos negócios para municípios e fomentar o empreendedorismo nos cidadãos. Os resultados dos workshops podem ser utilizados para buscar financiamento subsidiados e responder Chamadas Públicas para execução de projetos municipais. Ideal para desenvolver projetos de empreendedorismo na área de economia criativa.

Utilizamos uma metodologia simples com várias ferramentas de gestão e de planejamento, incluindo uma para explorar a criatividades e estruturar ideais para convergir para uma solução participativa e de consenso.

Em todo o processo de solução de problemas e de planejamento são explorados impactos socioambientais para garantir a conformidade do resultado final com a legislação, impactos sociais, relacionamento com a comunidade e proteção do meio ambiente, usando como referência o framework do GRI (Global Reporting Initiative) e normas ISO.

Entre em contato para conhecer melhor nossos workshops.

Metodologia para solução de problemas e melhoria contínua

Os workshops são estruturados para identificar a causa raiz de problemas das organizações, algumas vezes mascarados por suas consequências. Nossa metodologia convergir, rapidamente, para a solução do problema com um plano de ação efetivo.

As sessões dos workshops estão estruturadas em cinco etapas:

  1. Alinhamento. Essa etapa apresenta o problema a ser resolvido pelos participantes. O conteúdo pode ser apresentado pelo patrocinador do workshop ou por um especialista que analisou o problema com ferramentas avançadas de análise de dados e entrevistas com gestores e especialista internos;
  2. Imersão. Utilizando a técnica de Mapas Mentais, os participantes são incentivados a explorar os impactos do problema ou da introdução de uma nova tecnologia ou processo;
  3. Análise. A partir do conteúdo gerado é identificada a causa-raiz de um problema ou os fatores de maior impacto de uma nova tecnologia ou processo na organização;
  4. Ideação. Usando a técnica de criatividade Pensamento Produtivo, os participantes são desafiados a gerar ideias para a solução do problema de forma estruturada e interativa. Ao final, será definida a melhor solução para o problema;
  5. Plano de Ação. Elaboração de um plano de trabalho macro com datas objetivo e responsáveis para a execução do projeto.

Metodologia de Planejamento Estratégico

Nossa metodologia de planejamento estratégico reúne ferramentas de análise avançada de dados, modelos de gestão e atividades que incentivam a colaboração e criatividade dos participantes.

A metodologia utiliza a Matriz de Ansoff para definir o público/mercado e produto alvo e a ferramenta Pensamento Produtivo para ideação e estruturação das ideias. Usa alguns conceitos do modelo estratégico do Oceano Azul para buscar diferenciais do produto ou serviço e o modelo Canvas para desenvolver o processo/negócio. A partir do consenso do produto/serviço ou do processo/negócio é construído um protótipo para testar sua efetividade. Somando os resultados das avaliações e as características organizacionais é desenvolvido um SWOT para avaliar o potencial, oportunidades e desafios do projeto. Utilizando técnicas de gestão de projetos é elaborado um plano de ação alinhado com a estratégia empresarial (BSC – Balanced Scorecard).