O fórum aborda os principais temas que viabilizam uma plataforma de negócios global com responsabilidade socioambiental e um processo de melhoria contínua e inovação para a gestão da qualidade das cidades.
A tecnologia da informação, incluindo telecomunicações, é um componente fundamental para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos nas cidades, no aperfeiçoamento dos serviços públicos e no estabelecimento de uma plataforma de negócios global.
A seguir as principais funções que compõem uma cidade inteligente:
Segurança Pública e Justiça
Sistemas móveis inovadores, mídia social, análise e ferramentas de comunicação via web ajudam as cidades, os cidadãos, e policiais a compartilhar informações para melhorar a segurança e a qualidade de vida.
- Gestão de bairros
- Sistemas de vigilância
- Gestão de emergências
- Inteligência e análise
- Gestão de Tribunais e Justiça
- Administração da saúde pública
Saúde e Serviços Sociais
Proporcionar melhor acesso e atenção à saúde e serviços personalizados, através de um ecossistema de dispositivos inteligentes e soluções móveis.
- Atendimento remoto e gerenciamento de incidentes
- Benefícios sociais e administração
- Saúde e bem-estar pessoal
- Gestão de pandemias
- Cuidados primários de saúde
Energia e água
Melhorar o gerenciamento do uso da água, dos resíduos e da eficiência energética com soluções escaláveis que integram dados históricos e em tempo real de várias fontes, incluindo sistemas de energia renovável.
- Redes inteligentes (Smart Grid)
- Geração e distribuição de energia
- Gestão de água potável e de reuso
- Gestão da demanda de energia
- Gestão de carbono
Educação
Preparar os alunos para a economia do século XXI e ajudar a cidade competir globalmente com soluções de ponta-a-ponta que forneçam melhor acesso aos recursos de tecnologia e desenvolvimento de competências. Educação mais eficaz com ferramentas inovadoras de análise e sistemas de gerenciamento de aprendizagem.
- E-mail e serviços de comunicação
- Programas de computação
- Análise do sistema educacional
- Sistemas de gestão de aprendizagem
- Eficiência institucional para o ensino superior
Administração Pública
Automatizar os processos manuais, tomar decisões baseados em dados e melhorar os serviços com ferramentas on-line. Melhora a transparência e participação dos cidadãos fornecendo acesso baseado em computação em nuvem.
- Análise social
- Administração de Documentos e registros
- Dados abertos
- Serviços ao cidadão: Portais, Call Centers e Aplicativos móveis
- Painéis de controle dos indicadores da cidade
- Gestão de concessões
- Administração das finanças públicas
Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano
Melhorar as operações e a eficiência energética com soluções automatizadas que integram dados de múltiplos sensores, controles e aplicativos de negócios.
- Edifícios inteligentes
- Iluminação pública
- Sistemas de automação de edifícios
- Gestão de resíduos
- Uso do solo e seu fracionamento
Turismo, lazer e cultura
Criar portais de turismo que simplifiquem o planejamento de viagem com características tais como mapas interativos, perfis personalizados, reservas de hotéis e espetáculos e atendimento ao cliente em tempo real.
- Aplicativos móveis de turismo
- Sistemas de gestão de bibliotecas
- Portais de turismo
- Soluções de administração de destino de viagens
Plataforma de serviços na nuvem
Serviços na nuvem podem complementar todas as soluções, fornecendo armazenamento de dados virtual compartilhado.
- Identidade, segurança e gerenciamento de dispositivos
- Banco de dados central e plataformas de linhas de negócios
- Big Data (BI, GIS, etc.)
- Comunicação e colaboração
- Telefones, Tablets, PC e dispositivos IoT (Internet of Things)
- CRM E ERP
Transporte
Criar portais de transporte para simplificar o planejamento de viagens com mapas interativos, perfis personalizados, reservas e atendimento em tempo real.
- Gestão de tráfego
- Gestão de ativos e da frota
- Gestão de pedágio e tarifas
- Gestão de estacionamento
- Aeroportos, ferrovias e portos
- Soluções avançadas de transporte