Pular para o conteúdo

Cursos Presenciais

O Fórum ministra cursos em parceria com Universidades, Associações de Classe e Organizações Não-Governamentais (ONGs) para promover o desenvolvimento econômico e social das cidades. Os cursos têm duração de 8 horas e estão abertos para empreendedores locais, executivos de empresas, gestores municipais, estudantes e público em geral.

O curso apresenta tecnologias, tendências de mercado e modelos de governança de cidades sustentáveis e inteligentes.

O curso é apresentado de forma interativa com forte interação com os participantes para incentivas a descoberta de novas oportunidades de negócios, projetos sociais e ambientais e estratégias para tornar as cidades ainda mais inteligentes.

O programa aborda as principais áreas temáticas da norma internacional ISO 37.120 que orienta a certificação para cidades inteligentes. A conformidade com a norma é importante para dar visibilidade internacional, atrair novos investimentos e avançar de forma estruturada e consistente no desenvolvimento econômico e social, gerando novos empregos de qualidade e melhorando a qualidade de vida dos cidadãos.

PROGRAMA DO CURSO

  1. O que é uma cidade inteligente?
  2. Indicadores de desenvolvimento sustentável baseados na ISO 37.120 e indicadores de qualidade para governos baseados na ISO 18.091.
  3. Eficiência energética e verbas a fundo perdido para o Poder Público e investimentos a juro zero para empresas
  4. Iluminação Pública
  5. Tecnologias para Educação
  6. Soluções para melhorar a eficiência da administração pública
  7. Infraestrutura e desenvolvimento urbano
  8. Soluções de tecnologia para turismo, lazer e cultura
  9. Soluções de tecnologia para transporte
  10. Soluções de tecnologia para a saúde
  11. Soluções de tecnologia para segurança
  12. Soluções sustentáveis para habitação
  13. Plano Municipal de Mudanças Climáticas
  14. Plano de Gestão de Resíduos Sólidos
  15. Big Data e Computação em Nuvem e seus benefícios para cidades inteligentes

PROFESSOR

Eduardo Fagundes. Empreendedor. Mestre e Engenheiro Eletricista. Professor de cursos de pós-graduação: Negócios Sustentáveis no MBA da FIAP (SP); Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva, Gestão de Risco, Engenharia de Software e Big Data na Universidade Mackenzie (SP). Foi professor de Processos de Inovação no programa de desenvolvimento de executivos da HSM Educação. Como executivo, desenvolveu projetos complexos de TI na Alemanha, Argentina, Brasil, Estados Unidos, Índia e Itália para a Ford, Volkswagen e AES Corporation. Especialidades: planejamento estratégico, data centers, telecomunicações, energias renováveis, automação em manufatura e sistemas elétricos, governança e tecnologia da informação.